Urubu-da-mata Cathartes melambrotus (Wetmore, 1964)
Ordem: Cathartiformes | Família: Cathartidae | Monotípica
Indivíduo adulto.
Foto: Alexander Lees |
Urubu endêmico da região amazônica, encontrado em matas de terra firme e de várzea, matas primárias e ribeirinhas. Costuma voa baixo sobre o dossel da mata para detectar odores de carniça, e ao detectar uma possível carcaça, desce até o local.
Descrição: Possui de 64-76 cm de comprimento e peso de 1.170-1.600 g (Hounston et al. 2018). Adulto possui a cabeça e o pescoço de cor amarelo-laranja; a coloração do corpo e asas são marrom-escuro quase negro. O juvenil possui a cabeça escura, como em outros Cathartes.
Espécies-similares: Pode ser confundido com o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus). Pousado, o urubu-da-mata pode ser identificado pelo amarelo na face, que se estende por debaixo da mandíbula até o pescoço, enquanto que no C. burrovianus o amarelo é presente apenas nas laterais da cabeça. Em voo, o urubu-da-mata é identificado pela faixa de penas mais escuras nas penas de voo, em geral nas secundárias próximas das primárias, enquanto que no C. burrovianus todas as penas são cinzentas. Essa característica das penas de voo também serve para diferenciar os jovens das espécies em voo.
Dieta e comportamento de caça: Necrófago, alimenta-se de animais mortos no interior da floresta, na maioria das vezes carcaças de mamíferos, como macacos, preguiças, tatus, dentre outros. Assim como seus congêneres, localiza as carcaças através do olfato apurado. Geralmente voa baixo sobre o dossel da mata para detectar odores de carniça, e ao detectar uma possível carcaça, desce até o local.
No Tocantins a espécie tem se adaptado em áreas degradas onde alimenta-se principalmente de carcaças de gado e animais mortos nas rodovias.
Reprodução: Dados reprodutivos desconhecidos. Nas únicas observações realizadas na Guiana Francesa, relata-se a nidificação no interior de um oco de árvore, onde foi realizada a postura de dois ovos.
Distribuição geográfica: Endêmico da região amazônica, ocorre na Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru e norte do Brasil.
Habitat e comportamento: Habita matas de terra firme e de várzea, matas primárias e ribeirinhas, raramente aparecendo em áreas degradadas. Em alguns locais, ocorre simpatricamente com C. aura e C. burrovianus, sendo o urubu-da-mata a espécie dominante quando está entre as carcaças grandes. Costuma voar alto nas horas mais quentes do dia, plana de asas esticadas e não em “V” como outros Cathartes; geralmente encontrado solitário ou em pequenos grupos.
Movimentos: Espécie residente.
:: Página editada por: Willian Menq em Jan/2018. ::
Referências:
Del Hoyo, .J., ELLIOT, A. E SARGATAL, J. Handbook of the birds of the world (2 v). Bird Life International Lynx Editions, 1994. 638p.
Houston, D., Kirwan, G.M., Boesman, P. & Marks, J.S. (2018). Greater Yellow-headed Vulture (Cathartes melambrotus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. (retrieved from https://www.hbw.com/node/52942 on 24 January 2018).
Site associado: Global Raptor Information Network
Citação recomendada:
Menq, W. (2018) Urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/cathartes_melambrotus.htm > Acesso em:
.
|