Gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus), forma jovem.
Fotografou ou gravou o som da ave? Se sim, você pode compartilhar seu registro no Wikiaves. Outros usuários do site (observadores mais experientes ou ornitólogos) visualizarão sua foto e poderão sugerir a identificação da espécie através do formulário de comentários da foto.
No Facebook, você pode compartilhar seu registro (foto ou som) no grupo “Identificação de aves”. Membros mais experientes vão sugerir a identificação da espécie. Apenas atente-se as regras do grupo, é necessário por exemplo, informar a data e o local do registro.
Não tem fotos nem som? Anote as características da ave como a cor e detalhes da plumagem, silhueta, padrão da cauda, cor da íris, comportamento, etc., essas características podem ser fundamentais na correta identificação. Explore as páginas de espécies deste site, vasculhe também fotos e sons disponíveis no Wikiaves, Xeno Canto ou consulte guias de campo.
Se a ave estava voando, dê uma olhada neste link com fotos em voo da maioria das aves de rapina existentes no Brasil. Também veja neste link as espécies mais populares ou as mais comuns, é possível que seja uma delas.
Compare as fotos ou ilustrações de espécies semelhantes a que tenha observado. Participe de fóruns de discussão nas redes sociais (fórum do Wikiaves, grupos no facebook, por exemplo), nos quais é possível tirar dúvidas e compartilhar informações.
Quer saber as espécies que existem em sua região? Acesse o sistema de busca por áreadeste site e surpreenda-se com riqueza de espécies com ocorrência conhecida em sua região/estado.
Registrou uma espécie muito rara, ou observou um comportamento interessante, envie sua observação para aves.rapinabrasil@gmail.com, que o registro pode ser publicado no site ou no blog do site.
Quer aprender a identificar aves de rapina? Leia neste link algumas dicas.
|