Carrapateiro Milvago chimachima (Vieillot, 1816)
Ordem: Falconiformes | Família: Falconidae | Politípica (2 subespécies)
Falconídeo comum em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos naturais e periferia de áreas urbanas. É assim chamado devido ao hábito de pousar sobre o dorso de cavalos, capivaras e outros mamíferos à procura de carrapatos e outros parasitas. Também conhecido pelos nomes de caracará-branco, caracaraí, caracaratinga, carapinhé, gavião-pinhé, papa-bicheira, pinhé, pinhém, chimango-branco e chimango-carrapateiro e chimango-do-campo.
Descrição: Mede de 40-45 cm de comprimento, peso de 277-335 g (macho) e 307-364 g (fêmea) (Bierreaard & Boesman 2013). Adulto possui a cabeça e corpo branco-creme, dorso marrom escuro quase preto e uma listra superciliar preta atrás dos olhos que se estende até a nuca. A cauda é longa com uma larga faixa terminal marrom-escuro. Em voo, é possível notar as asas longas com mancha branca na base das primárias; a cera e os tarsos varia do amarelo ao rosa-pálido. O jovem é todo marrom escuro, com estrias pardas no peito e barriga.
Dieta e comportamento de caça: Oportunista, caça insetos, rãs, lagartos e matéria orgânica. Pode saquear ninho de outras aves, e também se aproximar de gado, cavalos e outros mamíferos, para retirar carrapatos, bernes e outros parasitas. Costuma aparecer em praias e estradas para se alimentar de animais mortos.
Camacho et al (2012) observaram a espécie capturando tanajuras (Atta sp.) em revoada sobre um fragmento florestal em Cachoeiras de Macacu, RJ. A espécie forrageava junto a outros rapinantes (Harpagus diodon, Heterospizias meridionalis e Rupornis magnirostris), sem nenhum comportamento agonístico entre as espécies, provavelmente devido à abundância de alimento local e efêmero.
Adulto catando carrapatos de uma capivara. Campinas/SP. Jun 2007. Foto: Ivan Sazima |
Reprodução: Nidifica no alto de árvores. Coloca de 5 a 7 ovos pardo-amarelados com manchas pardas, com incubação de 21-23 dias. A fêmea encarrega-se da incubação sendo alimentada pelo macho. Após o nascimento dos filhotes o macho continua a alimentar a fêmea e esta, por sua vez, os jovens.
Distribuição e subespécies: Ocorre da América Central ao norte do Uruguai e da Argentina e em todo o território brasileiro (Sick, 1997). São conhecidas duas subespécies:
- M. c. cordatus: sul da Costa Rica e Panamá, até a Colômbia, Guianas ao sul (oriente dos Andes) até Amazonas.
- M. c. chimachima: leste da Bolívia, sul do Amazonas por todo o Brasil até o Paraguai, norte de Argentina e Uruguai.
Habitat e comportamento: Habita regiões campestres, normalmente encontrado em pastagens, savanas, campos com árvores esparsas e áreas urbanas. Frequentemente observado forrageando na beira de estradas e em áreas rurais, pousado no alto de árvores, mourões de cerca, postes ou no solo. Em voo, costuma emitir um som bastante característico, que soa como “pinhé”. É bastante territorialista, segundo Antas (2005) costuma manter um território de alimentação e reprodução, atacando os outros carrapateiros intrusos. O casal realiza, muitas vezes, voos de ataque conjuntos. Em situações de oferta concentrada de alimento, pousa próximo a outros carrapateiros.
Movimentos: Espécie residente.
:: Página editada por: Willian Menq em Abr/2018. ::
Referências:
Antas, P. T. Z. (2005) Aves do Pantanal. RPPN: Sesc.
Camanho, I.; Honorato, R. S.; Fernandes, B. C.; Boechat, R. F.; Souza-Filho, C. & Kanegae, M. F. (2012) Aves de rapina diurnas forrageando tanajuras (Atta sp.) em revoada em uma paisagem fragmentada de floresta atlântica, sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia, 20(1), 1921.
D'Angelo, G. B., M. E. Nagai & I. Sazima (2016) Relações alimentares de aves com capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) em parque urbano no Sudeste do Brasil. Pap. Avulsos Zool. 56(4): 33-43.
Ferguson-Lees, J. & D. A. Christie (2001) Raptors of the World. New York: Houghton Mifflin Company
Márquez, C., Gast, F., Vanegas, V. & M. Bechard. (2005) Aves Rapaces Diurnas de Colombia. Bogotá: Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt. 394 p
Sick, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira.
Site associado: Global Raptor Information Network
Citação recomendada:
Menq, W. (2018) Carrapateiro (Milvago chimachima) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/milvago_chimachima.htm > Acesso em:
.
|