Chimango Milvago chimamgo (Vieillot, 1816)
Ordem: Falconiformes | Família: Falconidae | Politípica (2 subespécies)
Indivíduo macho adulto. Foto: Carolina S. Oliveira |
Falconídeo presente no sul do Brasil, encontrado em praias, restingas e áreas rurais. Normalmente observado pousado em mourões de cerca ou caminhando no solo à procura de invertebrados, sapos e lagartos. Também conhecido como gavião-chimango, chima-chima e chimango-do-campo.
Descrição: Mede de 37 a 43 cm de comprimento, peso de 290 g (macho) e 300 g (fêmea) (Bierreaard & Boesman 2013). Adulto possui plumagem predominantemente marrom-acanelado, com penas superiores da cauda e algumas áreas das asas brancas; íris escura. O jovem apresenta coloração menos homogênea, com estrias no peito e manchas claras no dorso. A cor dos tarsos varia entre os sexos e idade, no macho adulto os tarsos são amarelos, enquanto que na fêmea e no jovem são azulados.
Dieta e comportamento de caça: Oportunista, alimenta-se de uma grande variedade de invertebrados, anfíbios, répteis e pequenos mamíferos. Costuma caminhar pelo solo a procura de suas presas, saqueia filhotes e ovos no ninho de aves e ovos de tartarugas, e frequentemente patrulha beira de rodovias e praias à procura de animais mortos. Também pode consumir sementes e bagas de frutas. Em áreas costeiras, pode pescar em águas rasas, Sazima & Olmos (2009) registraram a espécie pescando num estuário no Chile.
Reprodução: Nidifica em ninhos abandonados no alto de árvores, em alturas que variam de 5 a 15 m de altura. Coloca de 1 a 5 ovos de coloração marrom-avermelhado, com período de incubação de 27-32 dias, e após cinco semanas os filhotes deixam o ninho. Ambos os sexos participam da incubação, alimentação dos filhotes e defesa do ninho. Segundo Antas (2005) pode nidificar isoladamente ou em colônias.
Distribuição e subespécies: Ocorre no sul do Brasil, norte do Chile até a Terra do Fogo e sul da Argentina, Paraguai e Uruguai. São reconhecidas duas subespécies:
- M. c. chimango: norte e centro do Chile e do norte e centro da Argentina ao Uruguai e sul do Brasil;
- M. c. temucoensis: sul do Chile e sul da Argentina até o norte da Terra do Fogo.
No Brasil, é considerado habitante comum no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, em particular nas porções litorâneas, tornando-se gradativamente menos frequente no sentido sul-norte e nos planaltos do interior de Santa Catarina. Conta com registros no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, possivelmente de indivíduos migrantes.
Habitat e comportamento: Vive em campos naturais, pastagens, áreas agrícolas, praias e restingas. Vive solitário ou aos pares, formando grandes concentrações quando há fartura de alguma fonte de alimento. Durante o período reprodutivo costuma jogar a cabeça para trás ao mesmo tempo em que emite uma vocalização característica.
Movimentos: Espécie residente, algumas populações são migratórias. Indivíduos que se reproduzem no sul da Argentina (Patagônia) migram para o norte do país, Cordilheira dos Andes, Bolívia, até o norte do Peru.
:: Página editada por: Willian Menq em Abr/2018. ::
Referências:
Antas, P. T. Z. (2005) Aves do Pantanal. RPPN: Sesc.
Morrison, J.L, & L.M. Phillips. (2000). Nesting habitat and success of the Chimango Caracara in southern Chile. Wilson Bulletin 112:225-232.
Sarasola, J. H.; Negro, J. J; Bechard, M. J.; & Lanusse, A. (2011). Not as Similar as Thought: Sexual Dichromatism in Chimango Caracaras is Expressed in the Exposed Skin but Not in the Plumage. Journal of Ornithology, 152(2), 473-479.
Sazima, I. & Olmos, F. (2009) The Chimango Caracara (Milvago chimango), an additional fsher among Caracarini falcons. Biota Neotrop. 9(3): 403-405.
Sick, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira.
Sick, H. (1993). Birds in Brazil: a natural history. Princeton University Press, Princeton, NJ.
Site associado: Global Raptor Information Network
Citação recomendada:
Menq, W. (2018) Chimango (Milvago chimango) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/milvago_chimango > Acesso em:
.
|